Pular para o conteúdo principal

Resfriando literalmente as idéias!

Já comentei aqui antes, que pratico Yôga há pelo menos 9 anos entre indas e vindas, e confesso que sou uma eterna amante da prática.
Na semana retrasada por conta do ultra-mega-blaster calor que fazia em SP, meu instrutor nos ensinou uma técnica chamada "Sheetali Pranayama", que é um respiratório para resfriar o corpo.
Achei muito interessante, testei algumas vezes em casa e deu super certo. Realmente funciona!
Acreditando que pode ajudar algumas pessoas que sofrem com o calor a resfriar o corpo e amenizar um pouco os sintomas de fadiga, resolvi compartilhar aqui no blog.

Todas essas técnicas se praticadas com cautela, disciplina e constância podem ser instrumentos muito valiosos para nos ajudar a superar os obstáculos do dia-a-dia. Basta acreditar no potencial de transformação que possuem e procurar não desistir tão facilmente. Nem que demore mais do que gostaríamos, vale a pena insistir!

Aí vai...

1. Sente-se de forma confortável com os olhos fechados, se possível com as pernas cruzadas e as mão sobre os joelhos, ou escolha a maneira que lhe for mais agradável.


2. Enrole a sua língua em ambos os lados formando com ela um "tubo estreito". A língua é dobrada em ambos os lados, e as bases quase se encontram no centro, na parte superior.


3. Inspire lentamente pelo "tubo" formado com a língua pela boca (como se fosse uma espécie de canudo, no início inspirar por 4 segundos), procurando encher primeiramente o abdômen, depois o peito e por último a região do pescoço.

4. Retenha o ar, coloque a língua novamente dentro da boca e feche-a. Se a produção de saliva aumentar, engula e permaneça com a boca fechada.

5. Após alguns instantes retendo o ar, o tempo que lhe for confortável, expire lentamente pelo nariz, inicialmente por 6 segundos.

Faça o exercício se possível de início por 5 minutos. Você vai notar que aos poucos o corpo começa a resfriar.

A ação de puxar o ar pela língua cria um efeito de arrefecimento sobre o nosso sistema, relaxando corpo e mente. Caso sinta alguma tontura ou sensação de pressão baixa, interrompa a prática e retorne a respiração normal. 

*Evitar a prática em dias de muito frio e se estiver com gripe, resfriado, pois realmente provoca resfriamento de todo nosso corpo.

*Achei um vídeo na internet que ilustra a prática caso encontre alguma dúvida: Sheetali Pranayama

No princípio achei bem esquisito enrolar a língua e ficar puxando o ar pela boca, mas no fim me concentrei, fechei os olhos e decidi testar...não é que funcionou? Alguns instantes depois meu corpo estava bem mais fresco. Vale a pena deixar o preconceito de lado, se concentrar e experimentar. Eu testei e pretendo aderir em minhas práticas diárias.


Beijo grande e uma semana linda à todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Página do Blog no Instagram!!!!

Eu amo Instagram!!! E foi pensando nisso que achei uma boa ideia passar minhas experiências com EM pelo aplicativo também e ainda me conectar com os amigos do Blog por lá! Quem tiver Insta, a página do blog chama @esobreviver vejo vocês lá❤️ beijos!

Você sabe o que é deficiência não aparente?

Vem conferir! Aproveita e se inscreve no canal :) Bjs!

Às minhas atitudes

Na semana passada vi uma frase na internet, que foi a mais impactante que me apareceu nesses últimos meses. Confesso que na hora em que li, desenhei várias pessoas em minha mente e consegui encaixá-las perfeitamente em cada palavra. O que eu não contava era que muito mais do que para uma infinidade de pessoas ao meu redor, ela se encaixava perfeitamente em minha própria vida. Inevitavelmente eu chegaria até ela. Foi completamente para mim que aquelas letras, naquele exato momento saltaram diante dos meus olhos. Ao me dar conta disso elas soaram como gritos em meus ouvidos e repetidas vezes, filmes com minhas próprias imagens e atitudes apareciam em minha mente. Quantas vezes milhares de informações importantíssimas passam pelos nossos olhos e nem sequer nos damos conta do tamanho ensinamento que elas possuem? Quantas indiretas atiramos ao vento e que deveriam servir diretamente para nós mesmos? Pois é, neste caso serviu direitinho para que mais uma vez eu me colocasse no meu luga